23.9.14

SPED – Transferência de Informações Para Contabilidade




 A informação destes dados a receita federal pode ser feita de duas maneiras. A primeira fornecendo os dados diretamente no programa disponibilizado pela Receita, via importação ou simples digitação. A segunda opção é transferir de maneira similar as informações para o sistema de contabilidade e este após a supervisão do profissional, passar para a Receita. A opção por este último se deve ao fato de que estes dados devem ser compatíveis com os valores usados para estimar a tributação.

Dois grupos de informações devem ser passados a contabilidade:
·         O Dados dos Contratos de financiamento dos lotes; 
·         O detalhamento mensal das parcelas recebidas.
O Sistema foi concebido por um procedimento inicial de transferência dos arquivos dos cadastros, para cada uma das razões sociais existentes. Esta operação a princípio seria executada uma única vez e os novos cadastros que seguirem, bem como as alterações dos cadastros transferidos, seriam incluídos diretamente no programa de contabilidade.
O procedimento é incialmente manual, gerando um arquivo com os contratos ativos transferidos para o sistema as informações dos Empreendimentos e dos dados de contrato.

Na sequência, para o caso para exemplo foi gerado um arquivode transferencia, este arquivo é utilizado para transferir os dados dos contratos e das parcelas a vencer. Esta informação contém os dados do parcelamento.

O relatório de cobrança como um documento numerado, vinculando este número a um arquivo texto a ser importado para o sistema contábil.

O Procedimento mensal projetado seria, a emissão mensal deste relatório e a sua transferência para a contabilidade... Ocorrendo alguma inconsistência, popularmente chamada de erro, os cadastros deveriam ser corrigidos ou complementados para que todos os dados repassados ao sistema contábil.

Conclusão:
Falta apenas finalizar a compatibilidade, é uma questão de teste, que não foi concluída apenas porque o funcionário de contato da Domínio se demitiu e o sucessor disse que o procedimento deveria ser concluído com a unidade de Curitiba, isto em setembro de 2013.

Existem duas maneiras de fazer isto:
A primeira, como estava fazendo, simplesmente mandando o arquivo para a contabilidade, isto dá uma série de retornos e retrabalhos. Funciona mas acaba tomando mais tempo e envolvendo duas pessoas uma da Empresa outra da Contabilidade num circuito de correção de informações para alimentar o sistema com os dados transferidos.

Outra, é acessar diretamente o sistema da contabilidade, esta foi a sugestão inicial do contador, e transferir os dados já conferidos para a contabilidade. Isto pode dar um trabalho inicial. Mas é o que seria mais produtivo além de permitir que outras informações da empresa, no futuro venham a ser fornecidas da mesma forma.